sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Painéis TTA/ PTTA, onde e por que utilizar?

A norma NBR IEC 60439-1 (Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão), já está mais que detalhada em diversos artigos na internet – se você digitar no Google “Painel TTA” aparecerão milhares de resultados, mostrando seus testes de tipo e a diferenciação entre TTA (Type-Tested Assemblies) e PTTA (Partially Type-Tested Assemblies). Hoje, vamos abordar o assunto de uma maneira diferente: Onde se aplicam os painéis? Por que optar por um painel certificado?
Os painéis certificados apresentam a confiabilidade necessária aos processos de hoje. Para exemplificar, use o seu dia-a-dia: quanto era produzido em máquinas ou processos que você conhece há alguns anos e quanto é produzido atualmente? Produzindo mais, em uma hora de processo parado o prejuízo é muito maior, ou seja, quanto maior for a disponibilidade do equipamento, maior será o lucro.
Os painéis TTA/ PTTA nos trazem esta confiabilidade, uma vez que, como o próprio nome diz, eles são testados em condições extremas de temperatura, correntes aplicadas, propriedades dielétricas, etc – saberemos que este painel, quando for energizado, não apresentará problemas de baixa isolação, ou desarme inesperado do disjuntor, por exemplo.
Outro item importantissimo é a segurança destes painéis – estes painéis são testados contra arcos internos, o que garante a proteção dos painéis próximos e, principalmente, das pessoas que possam estar próximas ao painel.
A vantagem, que não se reflete muito na prática, é a equalização dos produtos; uma vez feita a solicitação por um painel TTA/PTTA, as soluções técnicas deveriam ser muito próximas e o cliente poderia ter uma liberdade maior de escolha, pois todos os fornecedores estão orçando o mesmo “tipo” de painel, ou seja, um painel “normalizado”, porém, são comuns as confusões sobre os painéis PTTA, que trataremos futuramente neste blog.
Portanto, plantas industriais, processos ou máquinas, em que as falhas no painel, ou em seus componentes, podem gerar altos custos, por parada de processo ou até mesmo por possíveis indenizações, são locais em que painéis TTA/PTTA são extremamente indicados.

Não deixe de enviar seus comentários e sugestões para os nossos e-mails.

Até a próxima!

Marco Matos
Eng. de Aplicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário